04/10/2012

Como surgiu a ideia do jogo

-Primeiros contatos com o RPG Maker-

   Bom, primeiro olá para todos os que estiverem lendo isto (embora eu ache que não serão muitos...), enfim...

   Não me lembro ao certo quando eu tive o primeiro contato com o programa RPG Maker, mas acho que foi em 199? (Mil novecentos e noventa alguma coisa). Li algo sobre ele em uma edição da extinta revista Ultra Jovem e gostei do pequeno tutorial, com imagens e tudo. Então resolvi correr atrás do CD que continha o programa (ele também vinha em uma revista Ultra Jovem).

   Porém, como meu computador na época era um Pentium 100, a única coisa que serviu foram as músicas MIDI que acompanhavam o programa. Sem problema, isso jó me deixou com mais vontade ainda de usar o programa. Com base naquelas músicas eu já formulava alguns jogos na mente (entre eles um sediado no mundo de Tormenta, mas não o Holy Avenger...).

   Anos depois (isso mesmo, ANOS) eu consegui um computador melhor, e para minha felicidade, o RPG Maker funcionou perfeitamente nele. Então resolvi testar os ensinamentos dos tutoriais da revista Ultra Jovem (bem como o que eu conseguia visualizar nos jogos que eu havia conseguido em outro CD). Após uma analise detalhada, embora rápida, dos recursos dos jogos, criei meu primeiro protótipo de jogo, ao qual batizei de "Shouryzan - A Lenda de Atlur". Embora nunca tenha terminado esse projeto, ele ficou bem legalzinho, e introduziu alguns aspectos que incorporei nos jogos posteriores (como minha presença obrigatória em quase todos os jogos que crio, sob o nome de "Lonely Heart"; um personagem chamado Gilgamesh que também sempre está nos meus jogos; e a temática cheia de comédia).

   Quase meio ano depois (em 2005) eu decidi encarar a sério a criação de jogos com o RPG Maker, e criei meu jogo "épico": Village D'Onaizers (Esse nome surgiu de uma piada entre uns colegas e eu sobre um antigo vizinho nosso). O jogo era imenso e contava várias passagens da minha infância, de forma cômica e fantasiosa. Mas havia um problema... eu tinha utilizado nomes de pessoas REAIS para os personagens. Não podia deixar assim ou alguém iria se ofender...

   Foi aí que resolvi modificar todo o jogo e, um ano depois, relancei (pra mim mesmo^^) o jogo com um "EX Version" no título. E aumentei ainda mais a duração dele!! Meu orgulho em fazer algo tão bom foi tamanho que resolvi criar um segundo jogo, ambientado anos antes dele. Chamei o projeto de "Village D'Onaizers - Prólogo".

   O Prólogo era bem mais sério que o EX Version, e também haviam algumas mudanças quanto a movimentação e aos personagens. Basicamente foi um jogo para reatar algumas pontas soltas deixadas pelo primeiro da série. Esse jogo surgiu durante a releitura do EX Version, tanto que os nomes dos inimigos (algo que não tinha na primeira versão do EX Version) só foram incorporados por causa do Prólogo.

  Foi meio ano depois do Prólogo que resolvi criar um jogo baseado em Holy Avenger. Na época (pouco depois da série em quadrinhos acabar), muito era especulado sobre tal jogo na internet, coisa que eu não tinha acesso. Na casa do Renato, um grande amigo meu, vi um post em um site sobre um grupo de pessoas procurando mais gente para fazer algo, usando o Flash se não me engano. Foi nesse mesmo dia que eu baixei um vídeo mpg do que seria a abertura de um possível desenho animado de Holy Avenger.

   Foi a semente que faltava para o início do projeto.

   Com o vídeo em mãos (e a certeza de que ele funcionava no RPG Maker, após testá-lo) comecei a fazer os recursos do jogo. Foram 6 meses de trabalho árduo e SEM REMUNERAÇÃO OU APOIO. Muitos personagens feitos TOTALMENTE NO PAINT. Monstros, rostos, coisas relacionadas a história (A pior parte foi fazer a Estátua de Valkaria... não saiu perfeita, mas ficou legalzinha... e foi mais fácil do que fazer o urso...). Fora do computador, eu reorganizava TODA a história em quadrinhos e desenhava os mapas em um caderno (até hoje tenho esses desenhos e textos guardados^^). Com tudo isso feito, faltava apenas uma coisa: escolher as músicas do jogo. Confesso que algumas cairam do céu (como o tema do navio Bravado - que foi o tema do navio de Final Fantasy 5). Toda a criação do jogo levou cerca de 6 meses, e em 2007, finalmente acabei um de meus maiores projetos. Enquanto todo mundo ainda perdia seu tempo tentando arrumar pessoas para fazer um jogo de Holy Avenger, o doidão aqui fez tudo isso SOZINHO, recebendo apenas a ajuda daquele meu amigo Renato para baixar o vídeo mpg de Holy Avenger (não quero desmerecer essas pessoas que procuraram ajuda, pelo contrário... mas todo mundo sabe o quanto é DIFÍCIL conseguir ajuda nesse mundo em que vivemos).

   Bom, voltando ao assunto anterior, enquanto Holy Avenger foi meu projeto mais ambicioso (e me fez ganhar muita experiência como criador de jogos no RPG Maker), meu projeto mais bem elaborado e definitivo foi com certeza a terceira parte da trilogia Village D'Onaizers, chamado de "Projeto Despertar". Criado 6 meses depois de Holy Avenger, ele contava o que havia acontecido no passado, antes do Prólogo, e revolucionava meus jogos com muitas inivações: haviam muitos personagens para escolher (incluindo este que vos escreve!), era protagonizado pelo Gilgamesh, continha um mundo muito amplo, e era repleto de segredos (mais ainda do que os outros dois jogos da série JUNTOS). Foi meu jogo definitivo.

   Algum tempo depois de concluir o "Projeto Despertar", resolvi fazer uma releitura nos três jogos da série, implementando algumas novidades em cada um. Era a versão Alpha de Village D'Onaizers. O primeiro ganhou uma nova região (somada as duas já existentes); o Prólogo ganhou uma das melhorias que mais gostei... uma dimensão que media a virtude do protagonista no meio do jogo; e o Despertar ganhou um sistema de roubo para uma de suas personagens (algo que ficou devendo na versão original).

   Embora no momento eu não esteja fazendo nenhum jogo (exceto um jogo estranho, chamado "Doce Sedução", que está guardado a sete chaves...) planejo retornar a essa atividade. Já planejo fazer um jogo de fantasia envolvendo fadas femininas. Alem disso, ainda tenho interesse em criar algo sobre Darkstalkers, Bucky, e possivelmente algo desafiador como uma versão RPG Maker de "A Libertação de Valkaria". Além, claro, de um QUARTO jogo da série Village D'Onaizers, contando o passado do ancestral do personagem principal de "EX Version". Bom, se farei esses jogos, só o tempo dirá.

   Agradeço a todos os que usaram parte de seu tempo para lerem este texto, e aguardem, pois em breve vou contar com mais detalhes sobre os jogos acima mencionados.

  Até mais. o/

5 comentários:

  1. Legal, ainda não joguei mas baixei, parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Sou Jogador de RPG de mesa, sua história tá famosa e me insentivou a criar jogos no RPGMAKER, quais as dicas para os iniciantes???

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carulos, primeiramente agradeço a atenção e o interesse (isso significa muito pra mim, sério).
    Bom, quanto as dicas, recomendo que você comece escrevendo um resumo da história em um caderno (com os personagens, e se possível alguns detalhes também). Depois faça alguns rascunhos de mapas, e pratique com o RPG Maker, fazendo um jogo simples pra se acostumar com o programa e suas funções.
    Outra dica ótima é baixar alguns jogos feitos nele e abrí-los no programa, pra estudar o que foi feito em cada um.
    Depois eu publico em outras postagens alguns macetes sobre criação de itens em baús, eventos de personagens e outras coisinhas.
    Boa sorte (e quando fizer um jogo, mande o link - adoro jogar games feitos no RPG Maker) ^^/

    ResponderExcluir
  4. E o que rolou com o projeto?

    ResponderExcluir